LITURGIA DOMINICAL – 15/02/09 – VI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras
Lv 13,1-2.44-46 = O leproso deve ficar isolado e fora do acampamento] (facultativa)
S l 31 = Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio
1Cor 10,31—11,1 = Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo
Mc 1,40-45 = A lepra desapareceu e o homem ficou curado
Cor liturgia: Verde

Jesus move-se pela compaixão, fazendo dela sua lei
Evangelho:
Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: "Se queres, tens o poder de curar-me". 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero: fica curado!". 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: "Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!"
45EIe foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação!
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: "Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!"
45EIe foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação!
REFLEXÃO:Na Liturgia da Palavra, encontramos dois modos de tratar a mesma doença. A exclusão e a acolhida que favorece a inclusão (evangelho). No primeiro caso, a pessoa era colocada diante da lei, seca e fria. No segundo, a pessoa confronta-se com o coração de Cristo, cheio de compaixão, que lhe devolve a vida e a convivência humana.
Outro dato é a distinção feita na Lei mosáica entre pessoas puras e impuras. As impuras eram discriminadas e expulsas do convívio social. Para Jesus, o acento não está no puro e impuro, mas na pessoa que precisa viver com a dignidade da imagem e semelhança de Deus. A quem perdeu a dignidade da imagem divina, Jesus estende sua mão.
O contexto celebrativo desse 6º Domingo do TC continua considera o homem debilitado no sofrimento e na enfermidade, ajuda a ouvir o grito de socorro da parte do “leproso”, símbolo da debilidade deformadora no homem, e da mão estendida de Jesus para curá-lo. O dado novo é o modo como Deus e o homem confrontam-se com a fragilidade humana e o sofrimento, o modo como Jesus ensina a confrontar-se com a fragilidade humana.
www.liturgia.pro.br
Outro dato é a distinção feita na Lei mosáica entre pessoas puras e impuras. As impuras eram discriminadas e expulsas do convívio social. Para Jesus, o acento não está no puro e impuro, mas na pessoa que precisa viver com a dignidade da imagem e semelhança de Deus. A quem perdeu a dignidade da imagem divina, Jesus estende sua mão.
O contexto celebrativo desse 6º Domingo do TC continua considera o homem debilitado no sofrimento e na enfermidade, ajuda a ouvir o grito de socorro da parte do “leproso”, símbolo da debilidade deformadora no homem, e da mão estendida de Jesus para curá-lo. O dado novo é o modo como Deus e o homem confrontam-se com a fragilidade humana e o sofrimento, o modo como Jesus ensina a confrontar-se com a fragilidade humana.
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