Com um calor de até 35 ºC e ao som de música clássica, os ribeirão-pretanos lotaram os cemitérios da cidade ontem, Dia de Finados. A previsão da Prefeitura era receber cerca de 155 mil pessoas nos cemitérios da Saudade, Bom Pastor e Bonfim Paulista, que passaram por reformas para a data.
No cemitério Bom Pastor, cuja estimativa de visitantes era de 100 mil pessoas, a reforma começou no início do ano e incluiu nova iluminação, calçamento e bancos. Apesar das melhorias, houve quem reclamou da estrutura. "Está ficando muito bonito, a cada ano melhora. Mas ainda existe área com muita terra e não está com uma estrutura legal”, disse o funcionário público Idilio Lein, 40 anos.
O cemitério da Saudade, que abriga um dos túmulos mais visitados da cidade, o do menino Zezinho, recebeu cerca de 50 mil visitantes. "Venho toda a semana no túmulo, não podia deixar de vir no Dia de Finados e acender uma vela para o menino Zezinho", disse Maria Aparecida Maretti, 65.
Zezinho morreu em 1948, aos 12 anos. Ele era portador de elefantíase e as pessoas atribuem inúmeros milagres a ele.
Reformas nos banheiros e pintura de todos os muros foram feitas neste ano. "A estrutura está melhor, mais organizada", disse Maria Angélica Esteves, 55.
Um conjunto de música clássica tocou para nos dois cemitérios durante todo o dia.
A campanha contra a dengue também foi reforçada por agentes da Divisão de Controle de Vetores, que orientaram os visitantes sobre o risco de água parada em vasos de flores. No cemitério de Bonfim Paulista, que recebeu nova iluminação, a estimativa foi de cinco mil visitantes.
ESTRADAS.
Nas estradas da região, a Polícia Militar Rodoviária não registrou nenhum acidente grave e o fluxo de carros estava tranquilo no final da tarde de ontem. O balanço da Operação Finados, que terminou à meia-noite de ontem, deverá ser divulgado hoje pela manhã, segundo a polícia.
Fonte: Gazeta de Ribeirão - 03/11/2009