Na última quarta-feira, dia 14 de julho, mais de 1300 pessoas lotaram o Centro de Convenções de Ribeirão Preto para prestigiar a Conferência entre Amigos, um bate-papo entre o escritor e vereador Gabriel Chalita e o padre Fábio de Melo. O foco da Conferência foi debater o significado sobre ganhar e perder, tema do livro dos dois escritores, “Cartas entre amigos”, que ocupa lista dos 10 mais lidos da semana. O evento também esteve, quinta-feira, dia 15, em Araraquara.
Durante a conversa, Chalita e Pe. Fábio prenderam a atenção do público contando suas experiências de vida, opiniões e sentimentos de esperança na amizade, no amor, na simplicidade e na fé como caminhos para um mundo melhor. “A ausência de reflexão é um dos grandes males da atualidade. Muitas vezes agimos sem pensar. Somos tão escravos dos nossos desejos que não conseguimos enxergar o outro”, explica Chalita.
Para Pe. Fabio, as escolhas fazem parte da trajetória da vida. “Em alguns momentos, a gente não consegue entender quando está perdendo ou quando está ganhando. Só quando o tempo passa, quando a gente olha para trás, é que conseguimos perceber o poder das nossas decisões. Por isso, é importante ter maior clareza sobre essa dinâmica do ganhar e do perder para viver melhor”, destacou.
Segundo Chalita, a felicidade é um hábito. “Como podemos fazer para transformar aquilo que achamos que é uma derrota em vitória? Como fazemos para trabalhar o cotidiano e buscar nele as razões para ser feliz? A tristeza e a felicidade vivem juntas. Cabe a nós buscarmos o equilíbrio”, declarou o educador.
Isabel Ruggieri Ré, secretária de Educação de Cajuru, cidade do interior de São Paulo que se destacou nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) colocando quatro escolas municipais entre as cinco melhores do país na pesquisa, acompanhou o evento e levou mais 40 educadores da rede de ensino. “Viemos compartilhar esse momento especial e aprendemos muito sobre amor, partilha e sobre como a vida da gente faz diferença quando damos o melhor de nós”.
O ingresso para participação do evento foi 1 quilo de alimento não perecível, que será repassado às entidades Fraterno Auxílio Cristão e Comunidade Divina Misericórdia de Batatais.
Da esquerda para a direita, Gabriel Chalita, Pe Fábio de Melo, Pe Josirlei e Pe Kleber