LITURGIA DOMINICAL - 12/09/10 : "ALEGRAI-VOS COMIGO!"

LITURGIA DOMINICAL - 12/09/10
24º DOMINGO Tempo Comum

Leituras
1ª Leitura - Ex 32,7-11.13-14
Salmo - Sl 50, 3-4.12-13.17.19 (R. Lc 15,18)
2ª Leitura - 1Tm 1,12-17
Evangelho - Lc 15,1-32

Comentários:
“Alegrai-vos comigo!”
Com as três parábolas, que aparecem no Evangelho deste domingo, Jesus responde à crítica que lhe fazem por acolher os pecadores. O Pai bondoso e misericordioso ocupa o centro de cada parábola:
1. a da ovelha perdida;
2. a da moeda perdida;
3. a do filho perdido, encontrado.

O conjunto das três parábolas faz parte do que se costumou chamar o Evangelho dentro do Evangelho, no capítulo 15 de Lucas.

Focalizemos nossa atenção na primeira parábola. O pastor, que deixa as 99 ovelhas para ir buscar a que extraviou, age de uma maneira inusitada porque ama cada uma de suas ovelhas. Não retorna enquanto não encontra a ovelha perdida. Ao encontrá-la, transporta-a nos ombros. “Chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!”. Assim age o Pai. Jesus acrescenta que a alegria será imensa no céu, quando um pecador se converte: “Eu vos digo, assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

Deste modo, Jesus explica o seu interesse, a sua amizade, pelos pecadores. Atrás da pessoa de Jesus, que acolhe os pecadores, está o Pai. Estamos, portanto, diante de uma catequese sobre Deus Pai e a salvação que Jesus havia anunciado na sinagoga de Nazaré.

Alguém pode definir-se ateu. Julgar-se distante de Deus. Mas o amor do Pai não descansa enquanto não abraça o filho que estava distante.

Nós, discípulos do Evangelho, devemos aprender de Jesus a buscar o irmão, a irmã, que se encontra distante.

+Joviano de Lima Júnior,SSS
Arcebispo de Ribeirão Preto

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados