Iniciativa privada e comunidade Bom Pastor da paróquia Cristo Ressuscitado levam cursos de música, artesanato e informática a 400 alunos.
Projeto de música oferece aulas de flauta, violão, percepção musical, coral e teoria. Interessados podem se informar pelo fone 3618-0548.
O dia acabara de começar e Thaís já estava acordada. Tomou o café da manhã, pegou seu pequeno caderninho de anotações, a flauta doce e seguiu para a igreja. A alegria da garota contrastava com a aridez do caminho, mas mesmo o sol forte e o ar seco não tiravam de Thaís a satisfação de poder fazer aulas de música.
Aos 11 anos, Thaís Ribeiro é uma entre 400 alunos atendidos pelos projetos Tocando e Encantando e Espaço Solidário, uma parceria entre a comunidade Bom Pastor, paróquia Cristo Ressuscitado, e a iniciativa privada. A iniciativa oferece aulas gratuitas de música, artesanato e informática a jovens e adultos e tem capacidade para atender até 540 pessoas.
Em uma região carente de alternativas culturais, as aulas de flauta, violão, teoria e percepção musical, coral sacro e popular, artesanato e informática são como um oásis para os moradores.
Paloma Souza ficou sabendo das aulas na escola e hoje frequenta o curso de violão. "Nunca tinha pensado em fazer música. Minha família ficou muito feliz quando eu decidi entrar", conta a menina.
Apesar de recente, o projeto já colhe frutos importantes. "Nosso coro popular, acompanhado pelo grupo de violões, abriu a apresentação do [grupo paulistano de teatro] Parlapatões no Theatro Pedro II", relata Erico Firmino, diretor artístico do projeto.
As aulas de flauta e violão já aconteciam na comunidade Bom Pastor desde 2003 por iniciativa de alguns moradores do Jardim Zara. Em 2010, a empresa de transporte Rodonaves, com o apoio da produtora cultural Origem, estabeleceu o projeto Tocando e Encantando e o Espaço Solidário (sala de informática) por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo), que absorveu a mão de obra local ampliando número de cursos e vagas.
Fonte: Jornal A Cidade/Bairros