COMUNIDADES DÁ INÍCIO A QUARESMA COM A MISSA DE CINZAS


 Centenas de fiéis lotaram, na noite desta quarta-feira (13), o salão-capela da Igreja Matriz Cristo Ressuscitado, para participar da tradicional Missa de Cinzas, que foi celebrada pelo pároco Pe Samuel Matias.

Na oportunidade, que marca o início da Quaresma – preparação para a Páscoa – foi lançado também a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me”.

Pe Samuel explicou que a proposta da igreja católica com tema da Campanha da Fraternidade é trazer a juventude para o protagonismo, fazendo com eles se tornem instrumentos de evangelização. “O tema da Campanha da Fraternidade 2013 foi proposto pelo Papa Bento XVI. Ela já é uma preparação que antecede a Jornada da Juventude que acontece no Brasil e tem como proposta fazer do jovem um missionário para evangelizar a própria juventude”.
No início da celebração a comunidade acolheu o banner com o tema da Campanha da Fraternidade 2013, trazidos para frente do altar através de jovens da comunidade.

DA QUARESMA

Na homilia Pe. Samuel Matias ressaltou a importância da celebração das cinzas, por esta marcar o começo da Quaresma, tempo propício à conversão. Enfatizou a simbologia dos 40 dias que faz menção aos 40 anos em que o povo de Deus caminhou até a terra prometida.

Chamou a atenção quanto a três aspectos em que o cristão precisa ter cautela, que são: a caridade, a oração e o jejum. No que concerne a caridade destacou que não se realizam obras para ser notado pelos outros e sim para edificação pessoal; em relação à oração enfatizou que é imprescindível não agir como os fariseus que rezam de modo a serem vistos pelos outros; e quanto ao jejum acrescentou que não se deve transparecer que se está jejuando.

Continuando afirmou que o Tempo da Quaresma é um tempo propício para reconciliação com Deus através do Sacramento da Confissão/Reconciliação. Além disso, é tempo de renúncia, penitência e abstinência. Enfatizou que as cinzas marcam esse tempo de conversão ensinando aos cristãos sua origem que diz que todos vieram do pó e ao pó retornarão. Após a homilia foi conduzida a distribuição das cinzas.

Na benção final Pe Samuel convidou os jovens presentes na celebração para uma benção especial e para o envio para a missão como pretende a CF 2013: “Eis-me aqui, envia-me”.

FORMAÇÃO PERMANENTE

Com o objetivo de aprofundar mais sobre o tema da CF, a Paróquia estará realizando no próximo dia 20/02, às 20h15, na Igreja Matriz, uma formação para as equipes de pastorais e também para toda a comunidade. Quem ajudará a refletir sobre o tema é o irmão Francisco, membro da Equipe de Campanhas da Arquidiocese, da Comunidade Divina Misericórdia, de Batatais.

Veja algumas fotos da celebração:

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados