DOM MOACIR TOMA POSSE COMO ARCEBISPO DE RIBEIRÃO PRETO

Mais de 3 mil fiéis participaram neste domingo, 23 de Junho, da concelebração Eucarística da posse canônica de Dom Moacir Silva, o oitavo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco no último dia 24 de abril para suceder Dom Joviano de Lima Junior, falecido em 21 de junho de 2012. O novo Bispo vai comandar 84 paróquias que hoje pertencem à Arquidiocese de Ribeirão Preto, divididas em 20 cidades.

Na celebração, realizada na Catedral metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto, com início às 10h, estavam presentes bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, autoridades, e representantes das paróquias da Arquidiocese. Na parte externa da Catedral aproximadamente 500 fíeis acompanharam a celebração através de um telão, entre eles, jovens com bandeiras e faixas em punho desejando as boas vindas a novo pastor da igreja particular de Ribeirão Preto.

Entre os prelados presentes, o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer e Dom Eusébio Oscar Scheid, cardeal emérito do Rio de Janeiro e mais 20 bispos de outras cidades, como Barretos(SP), São Jose do Rio Preto(SP) e Uberaba(MG)

Dom Moacir tem 58 anos e é natural de São José dos Campos. Nasceu no dia 16 de julho de 1954. Estudou filosofia no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), e teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1986. Sua nomeação episcopal aconteceu no dia 20 de novembro de 2004. Exercia a função de bispo de são José dos Campos desde 2004. Seu lema episcopal é “Permanecei em mim” (Jo 15,4).Atualmente é vice-presidente do Regional Sul 1 – CNBB e Membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância. Tem como lema episcopal: “Permanecei em Mim”.

A posse

De acordo com o ritual de posse, Dom Moacir foi acolhido pelo Colégio dos Consultores na entrada da Catedral e, recebendo o crucifixo, fez a aspersão da água benta. Entrando na Catedral, ao som da música “Bendito o que vem em nome do Senhor!”, foi acolhido e aclamado pelos fiéis, e orou na capela ao lado do altar.

A posse se deu conforme os ritos prescritos pelo Cerimonial dos Bispos e pelo Código de Direito Canônico vigente, diante dos presentes, ora testemunhas do ato, senhores arcebispos, bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, religiosos, seminaristas, autoridades civis e militares e demais fiéis do povo de Deus. A bula pontifícia da nomeação foi apresentada a todos os fiéis e lida pelo chanceler da Cúria, Padre Samuel Matias. O rito de posse só terminará no sábado que vem, 29, dia de São Pedro, em Roma. Lá, Dom Moacir receberá do papa Francisco, o Pálio, uma peça em forma de colar, ornada de várias cruzes. O Pálio, entregue aos arcebispos, simboliza a unidade do religioso com o papa.

A Posse de Dom Moacir foi proferida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer que entregou o báculo pastoral ao arcebispo, que sentou na cadeira presidencial, sob os aplausos de todos os fiéis.

Dom Odilo Scherer desejou luz e graça divina para a missão de Moacir. “Há um ano, exatamente nesta data, a Arquidiocese de Ribeirão Preto se despedia com imensa tristeza e dor de seu arcebispo dom Joviano, levado desta vida tão precocemente. E hoje nos alegremos imensamente com a chegada e a posse do novo bispo e pastor”, afirmou.

Logo em seguida, padre Marcelo Luis de Souza dirigiu palavras ao arcebispo em nome do clero de Ribeirão Preto. Após, no gesto de obediência os padres um a um foram cumprimentar o arcebispo.

Após a proclamação das leituras, Dom Moacir se dirigiu pela primeira vez ao seu povo, na homilia.
Primeiramente pediu um minuto de silencio por Dom Joviano de Lima Junior, seu antecessor, falecido em junho de 2012, sepultado neste mesmo dia, na Catedral. E pediu oração do povo:“Rezem por mim para que eu não atrapalhe a graça de Deus”. E após deu início a sua mensagem:
  
”Saúdo os meus irmãos Bispos e Administradores Diocesanos, em suas sedes, nesta Província Eclesiástica. Vamos caminhar juntos.
Aos Padres que constituem o presbitério arquidiocesano, minha saudação fraterna com o desejo de vivermos uma profunda comunhão na mesma missão, a serviço desta porção do povo de Deus que foi confiada aos nossos cuidados pastorais. Aos Diáconos Permanentes estendo esta fraternidade saudação.
Aos religiosos e às religiosas, que enriquecem nossa arquidiocese com a vivência dos próprios carismas, minha saudação inspirada no espírito de mútua cooperação no serviço ao Reino de Deus.
Saúdo os seminaristas com o desejo de um mútuo conhecimento em vista da resposta que vocês estão dando ao Senhor que chama para a vida e ministério presbiteral; sejam firmes e decididos na resposta.
Aos fiéis leigos e leigas, minha fraterna saudação, recordando um ensinamento do Concílio Vaticano II: “No interior das comunidades da Igreja a ação dos leigos é tão necessária que sem ela o próprio apostolado dos pastores não poderia, muitas vezes, alcançar o seu pleno êxito”.(AA,10). Aqui, destaco os jovens neste tempo especialíssimo para a juventude: a Semana Missionária, a Jornada Mundial da Juventude e o pós JMJ. Repito a vocês o que disse Bento XV, no dia 10 de maio de 2007, no Pacaembu: “Vós sois o presente da igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”.
Aos doentes, aos pobres e sofredores, com as quais Cristo se identifica minha saudação solidária e fraterna com a certeza de minha oração e proximidade.
Às autoridades públicas constituídas minha saudação com a disposição de trabalharmos pelo bem de nosso povo. A todos os fiéis da nossa Arquidiocese o meu abraço e minha benção. Conto com a oração de todos e de cada um. Estou rezando por vocês” Disse Dom Moacir.

Antes da benção final, o Cancheler Pe Samuel Matias fez a leitura da ata de posse do novo arcebispo de Ribeirão Preto.
Em seguida Dom Moacir deu a benção final e voltou a agradecer a acolhida de todo o povo de Ribeirão Preto e na saída foi calorosamente aplaudido pelos fiéis.
Veja algumas fotos da celebração(Clique para ampliar)

Cardeal Dom Odilo entrega o báculo pastoral ao arcebispo Dom Moacir
No "gesto de obediência" Padres cumprimentam Dom Moacir
Dom Moacir, durante homilia
Dom Moacir distribuindo a Eucaristia aos Seminaristas da Arquidiocese

Pe Samuel Matias, apresenta aos fiéis a Bula Pontifícia da nomeação do Dom Moacir
Chanceler Padre Samuel Matias, durante leitura da ata de posse de Dom Moacir
Fiéis acompanham em telão a celebração do lado externo da Catedral
Milhares de fiéis assistem a celebração na Catedral
Dom Moacir(acima) e bispos seguindo para a celebração
Jovens carregam faixas de boas vindas a Dom Moacir

Joaquim Carvalho
Serviço de Comunicação Pastoral da Paróquia Cristo Ressuscitado

Veja mais fotos na nossa Fan Page: www.facebook.com/pcrrpo

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados