MISSA DE IMPOSIÇÃO DAS CINZAS E CF 2014 MARCA O INÍCIO DA QUARESMA NA COMUNIDADE

Centenas de fiéis lotaram o Salão capela da Paróquia Cristo Ressuscitado nesta quarta-feira, 05/03, às 19h30, para celebração da missa de cinzas, solenidade esta que marca o início da Quaresma, que são os 40 dias que antecedem a ressurreição de Cristo na Páscoa. A celebração foi presidida pelo pároco Pe Samuel Matias.

Após a homilia os fiéis fizeram fila para receber a bênção, no ato de imposição das cinzas, tradição que representa a fragilidade do ser humano e simboliza o arrependimento perante Deus. Neste momento, os fiéis são chamados a lembrar a passagem bíblica que diz que todos vieram do pó e ao pó retornarão. “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Essas foram as palavras ditas pelo Pe Samuel e pelos ministros ao fazer a imposição das cinzas nos fiéis.

Padre Samuel ressaltou a importância deste tempo quaresmal. “Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o tempo quaresmal em preparação a Páscoa do Senhor. Para nossa Comunidade Paroquial, é um tempo de graças, pois nesta caminhada de quarenta dias, nos preparamos para a celebração de Nosso Padroeiro, o Cristo Ressuscitado. Como no Ofício das Leituras de hoje: Da Carta aos Coríntios, de São Clemente I, papa - "...o Senhor nos concedeu o tempo favorável da penitência a todos os que a ele quiserem converter-se". Por isso, aproveitemos este "tempo" que o Senhor nos concede para deixarmos de praticar o mal e que façamos sempre e em todos os momentos de nossas vidas somente o "bem", como Cristo nos deu o exemplo. Caminhemos como peregrinos neste tempo de graça e conversão”. Disse o Padre

Campanha da Fraternidade 2014

Na quarta-feira de cinzas também teve início em todo o Brasil a CF 2014, que neste ano tem como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2014 é “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”. Entre os objetivos específicos da CF estão: identificar as causas e modalidades do tráfico humano, denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano e promover ações de prevenção e de resgate da cidadania dos atingidos.

Na arquidiocese de Ribeirão Preto, a CF de 2014 foi lançada na manhã desta quarta-feira, pelo arcebispo Dom Moacir Silva.

Formação Permanente

Com o objetivo de aprofundar mais sobre o tema da CF de 2014, a Paróquia estará realizando no próximo dia 17/03, às 20h00, na Igreja Matriz, uma formação para as equipes de pastorais e também para toda a comunidade.


     

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados