PASCOM ARQUIDIOCESANA PROMOVE JORNADA DA COMUNICAÇÃO

A Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação promoveu em 30 de março, das 8h às 16h30, no salão paroquial da paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão, na Vila Recreio, em Ribeirão Preto (SP), a “1ª Jornada de Comunicação”. Com o tema “A comunicação na vida e na missão da Igreja”, a jornada reuniu ao menos 90 participantes provenientes de 23 paróquias da Arquidiocese de Ribeirão Preto, além da participação de um representante da paróquia Conceição de Nova Aparecida, de Campinas, e do envolvimento da excelente equipe de paroquianos da igreja anfitriã proporcionando apoio e infraestrutura no decorrer da jornada.

A Jornada começou com a oração inicial conduzida pelo pároco de Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão e assessor arquidiocesano da Pascom Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM. Durante a oração houve a entronização da imagem de Nossa Senhora da Comunicação, os participantes meditaram um trecho de mensagem do papa Francisco, e rezaram a oração “Ação de Graças pela Comunicação”.

As reflexões da jornada contaram com a assessoria do padre José Alem, CMF, missionário claretiano. O assessor abordou o tema central em três subtemáticas: 1) O sentido da comunicação e suas características; 2) A comunicação na Igreja; e 3) Orientações para iniciar a Pastoral da Comunicação Paroquial. Segundo o padre José Alem o agente da Pastoral da Comunicação precisa primeiramente perceber a comunicação em sua dimensão humana, enquanto ambiente marcado pelas novas tecnologias, porém não reduzido aos meios técnicos. “Viver é comunicar. É impossível não comunicar. Todo o comportamento é comunicação. Comunicar é uma necessidade natural”, disse o assessor.

Ao tratar do terceiro subtema: “Orientações para iniciar a Pastoral da Comunicação Paroquial”, o assessor motivou os participantes a elaborarem um projeto de Pastoral da Comunicação Paroquial, e isso implica o estudo dos documentos da Igreja, um diagnóstico e avaliação da comunicação na paróquia, a convocação dos comunicadores, recursos humanos e materiais, entre outros aspectos a serem observados.

A jornada terminou com a concelebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva e concelebrada pelos padres participantes. Dom Moacir agradeceu o trabalho desenvolvido pelos agentes da Pascom nas paróquias e motivou-os a serem presenças atuantes da vida da Igreja e a evangelizarem com o testemunho. “Sendo a comunicação parte da natureza humana, ao vivenciar a dimensão da fé, pode-se entender que ‘o comunicador católico de hoje é, em primeiro lugar, chamado a viver uma profunda harmonia e sintonia com a espiritualidade. Esta se traduz em uma coerência entre o anúncio da verdade, da Palavra e a vida pessoal. O comunicador católico adota um estilo pessoal e institucional no exercício do seu ministério. Por isso, ao comunicar ele não só transmite a sua vida, mas também testemunha o que a Igreja precisa oferecer, dentro do contexto mundial e local’. Que o Senhor nos ajude a sermos esses comunicadores, a exemplo de Jesus que hoje se apresenta para nós como luz do mundo”, disse dom Moacir.

As reflexões e os trabalhos da Jornada continuam na presença viva e edificante dos agentes da Pastoral da Comunicação nas paróquias. A Jornada é um ponto de partida para a continuidade dos trabalhos da Pastoral da Comunicação. Façamos da comunicação um caminho para a comunhão!
Fonte: Pascom - Arquidiocesana de Ribeirão Preto


Fotos: Jose Paulo Redondo 

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados