SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA



 TEMA: Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Mateus


LEMA: “Ide, fazei discípulos e ensinai!” (cf. Mt 28,19-20)


Apresentação (Dom Emanuel)


A Igreja do Brasil nos propõe o estudo do Evangelho de Mateus para o mês da Bíblia deste ano. Ela anseia que este estudo seja feito na dimensão do discipulado missionário. Vale lembrar que entre os Sinóticos (= semelhantes: Mateus, Marcos e Lucas), Mateus é o que mais vezes utiliza a palavra “discípulo” (72 vezes).
Não há muita exatidão sobre a data e o lugar deste Evangelho. Provavelmente foi escrito na Antioquia da Síria, nos anos 80, depois da destruição de Jerusalém (ano 70). O Evangelista não é aquele que foi um dos doze discípulos de Jesus. Mateus é um judeu convertido ao cristianismo (cf. Mt 13,52) e escreve este Evangelho a pessoas do mesmo tipo. Ele escreve para os “filhos de Abraão”, para os instruídos na “Lei de Moisés”.
O momento em que se dá a elaboração deste Evangelho é um momento crítico. O Templo de Jerusalém, centro da fé do povo de Israel, foi destruído pelas forças romanas abafando uma revolta armada contra Roma, dirigida pelos zelotas e apoiada pelos fariseus. Os rabinos judeus, sem o Templo e sem o culto, tentam restaurar o judaísmo reforçando a importância da “Lei de Moisés” e da Sinagoga. Por outro lado, os seguidores de Jesus, que não participaram desta revolução, estabelecem comunidades cristãs entre os judeus. Surge um conflito entre os judeus das sinagogas e o movimento de Jesus que se firmam na Palavra e na Eucaristia. Os cristãos chegam a ser expulsos da Sinagoga.
Mateus tem a missão de mostrar que Jesus não é um falso profeta. Ele é o Messias, n’Ele se cumprem as promessas do Primeiro Testamento. Ele é o Novo Moisés, a Nova Lei. Ele veio convocar o Novo Israel, o novo povo de Deus que é a Igreja.
Mateus destaca a relação dos discípulos com a mensagem de Jesus, isto aparece nos grandes “Discursos de Jesus”. Eles são os pilares da obra de Mateus. O Discurso da Montanha (cf. Mt 5-7); o Discurso de Missão (cf. Mt 10); o Discurso em Parábolas(cf. Mt 13); o Discurso Comunitário (cf. Mt 18) e o chamado Discurso Escatológico(fim dos tempos) (cf. Mt 24-26). Todos eles sempre dirigidos aos discípulos, exceto aquele em parábolas, pronunciado também para as multidões. Pois, o grande objetivo de Mateus é mostrar que o caminho do discipulado cristão consiste em sair da multidão para tornar-se discípulo e enviado (apóstolo) de Jesus.
Ele tem a preocupação de mostrar a Boa Nova da Justiça do Reino como um cumprimento revitalizado das Escrituras “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir” (Mt 5,17). O Evangelho de Mateus é a nova prática da Justiça. “Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5,20).
Este estudo vai nos ajudar a fortalecer em nós, e em nossas comunidades, a importância de ser discípulo missionário de Jesus. Jesus ressuscitado nos chama ao seu seguimento, nos convoca ao discipulado missionário e nos envia em missão. Que este mês da Bíblia seja abraçado por toda a Igreja e que ele contribua para que toda a Igreja seja, verdadeiramente, mais missionária e tenha alegria de anunciar a Boa Nova de Jesus conforme nos lembra o Papa Francisco na Evangelii Gaudium e fortalecendo as paróquias como Comunidades de comunidades como nos orienta a CNBB em suas últimas Assembléias e Documentos.

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