FIÉIS CELEBRAM 13 ANOS DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

Fieis da Paróquia Cristo Ressuscitado se reuniram diante do altar nesta segunda-feira(29/06), para celebração dos 13 anos de criação da paróquia. A missa de ação de graças aconteceu na Igreja Matriz, às 19h30 e foi presidida pelo pároco Pe Samuel Matias. 

No início da celebração integrantes das diversas pastorais entraram cada um com um tijolo simbolizando a edificação da paróquia nestes 13 anos de história desde a sua criação. 

Na recordação da vida foram relembrados aqueles que participaram da vida da paróquia desde o lançamento da pedra fundamental até os dias de hoje. 

Fotos: SCP - Serviço de Comunicação Paroquial

A  História 

A Paróquia foi criada e instalada no dia 29 de junho de 2002, por Dom Arnaldo Ribeiro, então arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto. 

A princípio a Paróquia recém-criada era formada pelas comunidades Cristo Ressuscitado (Matriz), Bom Pastor e Nossa Senhora dos Anjos, sendo elas desmembradas da Paróquia São Francisco de Assis. 



Para a condução e pastoreio da nova paróquia foi nomeado, por Dom Arnaldo, o Pe Marcos Cândido. Rendemos-te graças Senhor, pelo seu ministério e por todas as sementes que aqui foram lançadas. Sabemos que foi por sua presença espiritual mais próxima, seu entusiasmo e dedicação que conseguimos dar os primeiros passos para o nosso crescimento e fortalecimento enquanto comunidades paroquiais. Durante dois anos caminhamos juntos as três comunidades, que se caracterizou pelo estímulo à comunhão, a integração entre as comunidades, pela criação e sistematização de pastorais, grupos e movimentos.

Em 2004, Dom Arnaldo, criou a Paróquia Nossa Senhora dos Anjos e Dom Bosco (atualmente Paróquia São João Bosco). Assim, ficando desmembrada a comunidade Nossa Senhora dos Anjos, a Paróquia Cristo Ressuscitado passou a ser a comunidade da Matriz Cristo Ressuscitado e a comunidade Bom Pastor. Ao longo desses anos muitos projetos foram desenvolvidos por esta paróquia: o Salão Paroquial e Centro Catequético Dom Arnaldo Ribeiro, inaugurado no dia 03 de abril de 2005. “Também em 2005 foi proposta, pelo Conselho Administrativo, a construção de uma nova igreja para a comunidade Bom Pastor. Essa construção foi um momento de grande educação para a generosidade, para a partilha dos dons e para o perdão entre os paroquianos. A realização de quermesses, confecção de pizzas e dos bingos pela 3ª idade eram nossa maior fonte de renda, o que permitiu recolher fundos para realização dessa obra, onde todos se sentiam parte dela”.  Aos 8 de dezembro de 2009 foi inaugurada a Igreja Bom Pastor e o Centro Catequético Papa Bento XVI, por Dom Joviano de Lima Júnior, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto.

O Pe Marcos em sua carta, relata uma frase do salmo 127, que diz: “Se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores”, e acreditava que a alma de todo trabalho era um amor sincero pelo Senhor, era o desejo de glorificá-lo por meio de nossas obras.

“Em janeiro de 2010, o Pe Marcos agradecia pela trajetória vivida durante oito anos e seis meses  nesta paróquia. Agradecia a Deus pelas famílias, pelos jovens e crianças que encontravam a sombra da nossa igreja um lugar de repouso, onde refazia suas energias para enfrentar as exigências da vida. Agradecia a Deus pelo Pe Samuel que chegava e que assumia os cuidados pastorais da paróquia e demonstrava tanta abertura ao novo, em uma sincera atitude de serviço”. Ao Pe Marcos nossa sincera gratidão.


Aos 3 de  janeiro de 2010, na Solenidade da Epifania do Senhor, toma posse como segundo pároco, o Pe Samuel, que desde então vem exercendo seu pastoreio com muito zelo e dedicação para a edificação do Reino de Deus. Muitas sementes foram lançadas, desde então, e muitos desafios também, entre eles, a construção de uma nova Igreja Matriz. Como bem disse o Pe em sua homilia, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, somos ainda uma paróquia adolescente, que busca sua identidade e ainda com a necessidade de orientações pastorais para se tornar adulta.

O Pe Samuel, no exercício de seu ministério nesta paróquia, tem realizado, com muito zelo, o trabalho de nos formar servos fiéis, pedras vivas, para que sejamos, de fato, colaboradores de Cristo na edificação do Reino. Que o Espírito Santo fortaleça e ilumine o nosso pastor Pe Samuel, em seu ministério, para que seja fecundo e que Nossa Senhora passe à frente de todos os seus trabalhos e anseios pastorais.

Aqui reunidos demos graças a Trindade Santa por nos fazer colaboradores do Reino, na certeza de que, na força do Ressuscitado seremos, de fato, pedras vivas na edificação dessa Igreja confiada ao próprio Cristo testemunhando seu amor e misericórdia.

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados