CATÓLICOS CELEBRAM MEMÓRIA DE SÃO CAMILO DE LÉLLIS

Fiéis da paróquia Cristo Ressuscitado de Ribeirão Preto, se reuniram, nesta terça(14/07), para celebrar a memória de São Camilo de Léllis, o padroeiro dos enfermos e dos hospitais. A celebração eucarística aconteceu na igreja matriz, às 19 horas e foi presidida pelo pároco Pe Samuel Matias. 

Após a celebração o padre deu uma benção especial a cada um dos fiéis e aspergiu água benta em todos.


São Camilo de Léllis (1550-1614)

Camilo de Léllis era italiano e sua maior vontade era lutar, ao lado de seu pai, em batalhas. Porém, nunca chegou a guerrear porque uma ferida na perna lhe aparecia toda vez que se preparava para partir para uma contenda e, como custava a cicatrizar, era recusado por seus superiores.
Desmoralizado, entregou-se ao vício do jogo, perdendo tudo o que possuía e, sendo obrigado a praticar a mendicância. Um dia, lembrou-se de um voto que havia feito para ingressar na Ordem dos Franciscanos. Foi, porém, recusado como noviço por causa de sua perna, mas conseguiu prestar alguns serviços para o convento, melhorando, um pouco a sua forma de viver.
A doença, porém, voltou a atacar e nova ferida se abriu em sua perna. Os capuchinhos levaram-no para um hospital e foi lá que lhe aconteceu a sua grande transformação. Ele se entregou com alegria ao trabalho voluntário de cuidar dos doentes, dando-lhe os socorros físicos e espirituais. Não raro, era o próprio Camilo quem limpava o chão, trocava roupa de cama e fazia curativos, empenhando-se pela melhora nas condições oferecidas aos doentes.
Dois anos depois, ordenava-se padre. Era um religioso rigoroso, mas afável e carinhoso com os doentes que eram sua prioridade. Por eles, abandonava tudo, inclusive deixava de atender chamados do próprio papa.
Fundador da Ordem dos Camilianos, cujo carisma é o serviço desinteressado aos doentes, é padroeiro dos enfermeiros e dos hospitais.
Santificando minha vida:
São Camilo abraçou um serviço duro e muitas vezes assustador para nós. Rezarei, hoje, a parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), pedindo a São Camilo a graça de poder oferecer conforto material e espiritual àqueles que sofrem com males físicos.
Oração a São Camilo de Léllis
Ó Deus, que inspirastes a São Camilo de Léllis extraordinária caridade para com os enfermos, dai-me o vosso espírito de amor para que saiba suportar, com paciência os meus sofrimentos.
Por intermédio de São Camilo socorrei-me em minha doença, aliviai as minhas dores. Ó meu santo protetor, intercedei junto a Jesus Cristo que tanto amastes, para que, neste momento de dor, não me falte a força e a coragem de suportar a doença; fortalecei meu ânimo, para que, passando pelo sofrimento, me purifique de meus pecados e também possa ajudar meus irmãos mais necessitados. Amém. (Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai).

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados