MÊS DAS MISSÕES


O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 17 e 18). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos.

Missão é servir

O tema da Campanha Missionária de 2015 destaca a essência da mensagem de Jesus. Ele veio “para servir” (cf. Mc 10,45). Diante da tentação do poder Jesus dá uma grande lição: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44). Essa sabedoria é o lema da Campanha.

Igreja "em saída" missionária

O papa Francisco, nos recorda que, “na doação, a vida se fortalece, e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais" (EG 10). É este o espírito de uma Igreja "em saída" missionária.

Coleta Missionária

As ofertas feitas todos os anos no Dia Mundial das Missões tornam possível a cooperação missionária de cada cristão e da Igreja local na missão universal, ad gentes. Para ser verdadeira essa cooperação missionária deve alargar os horizontes da caridade a todos os povos da terra, pois o mandamento do amor cristão não será completo se não incluir os que estão longe como irmãos e irmãs mais queridos.

Assim chegam as ofertas às Missões


 1. Durante o ano, em especial no mês de outubro, no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem ofertas para as missões. 2. Estas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias. 3. Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF). 4. No mês de março, a direção nacional das POM, comunica à Congregação para a Propagação da Fé em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional. 5. A direção nacional das POM repassa os valores a Roma e na Assembleia Geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. 6. Os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido justificando com documentos e testemunhos de gratidão.


Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados