FORMAÇÃO: ANO DA MISERICÓRDIA – MISERICORDIAE VULTUS


Aconteceu na última quarta-feira, 14 de outubro de 2015, às 20h15, no salão paroquial da igreja matriz, a formação para agentes de pastorais e movimentos da comunidade. O tema dessa formação foi a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia,Misericordiae Vultus” (O rosto da Misericórdia), preparado pelo papa Francisco.

O evento de formação e reflexão foi conduzido pelo Pe Luís Gustavo Benzi e contou com a participação de inúmeros agentes de pastorais, grupos e  movimentos.

Com o lema “Misericordiosos como o Pai”, o Ano da Misericórdia terá início no dia 8 de dezembro de 2015, na solenidade da Imaculada Conceição. Este dia será marcado pela abertura da Porta Santa na basílica de São Pedro. A conclusão do Jubileu será em 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Entre as duas datas, há uma série de atividades preparadas pela Santa Sé, disponíveis no site preparado para a ocasião.

A bula “O rosto da Misericórdia” foi apresentada ao episcopado brasileiro durante a 53ª Assembleia Geral (AG) da CNBB pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, dom Pedro Carlos Cipollini. No texto, papa Francisco deseja que a Igreja “faça eco da Palavra de Deus que ressoa, forte e convincente, como uma palavra e um gesto de perdão, apoio, ajuda, amor. Que ela nunca se canse de oferecer misericórdia e seja sempre paciente a confortar e perdoar”, escreveu. 
No encontro de formação foram citados as 14 obras de misericórdia:
Corporais:
1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.

Espirituais:
1ª Dar bom conselho;
2ª Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

No final da formação Pe Luís Gustavo enfatizou que não espere para dezembro para poder praticar a misericórdia, que seja desde já.
Pe Samuel fez a abertura e o encerramento do encontro.
Pe Luis Gustavo
  



Observação: O texto completo da Bula Papal você encontra no site do Vaticano, acessando aqui:http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/bulls/documents/papa-francesco_bolla_20150411_misericordiae-vultus.html

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados