DEDICAÇÃO DA IGREJA BOM PASTOR

No dia 8 de dezembro de 2015, dia da Imaculada Conceição, a paróquia Cristo Ressuscitado esteve em festa. Foi realizada em  solene Celebração Eucarística a Dedicação da Igreja Bom Pastor, localizada no Bairro Jardim Zara. A Santa Missa foi presidida por dom Moacir Silva, arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, e concelebrada pelo Pároco Padre  Samuel Matias e pelo Padre Marcos Candido, ex-pároco da paróquia.

 A Celebração aconteceu às 19h30 e contou com a presença de muitos fiéis da comunidade Bom Pastor e da Paróquia Cristo Ressuscitado, além do Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico), Diácono Flávio Aparecido Livotto, seminaristas e religiosas.

A Igreja Bom Pastor foi inaugurada em 8 de dezembro de 2009, em missa presidida pelo então arcebispo dom Joviano de Lima Junior,SSS, e neste ano de 2015 comemora 6º ano de benção e inauguração com a dedicação da Igreja.

A Dedicação de uma Igreja é um antigo costume, no qual, convém que a Igreja seja dedicada ao Senhor mediante Rito Solene. Durante esta cerimônia há vários momentos como: bênção e unção de todos os locais do Templo.

“Dedicar a Igreja significa consagrá-la, destiná-la unicamente e de maneira permanente ao Senhor. É reconhecer confiantes o amor de Deus Pai, Filho, Espírito Santo, para conosco, e que Ele age e é presente na história por meio de sua Igreja”, lê-se no comentário inicial da Dedicação da Igreja e do altar da paróquia.

Antes da procissão de entrada o Arcebispo dom Moacir, juntamente com o pároco Padre Samuel e Pe. Marcos descerraram a placa na entrada da Igreja.

No início da celebração o arcebispo realizou o rito da bênção e a Aspersão da Água nos locais sagrados e logo após, seguiu a celebração da Missa com os ritos da liturgia da Palavra.

Dom Moacir falou em sua homilia que é uma graça e alegria realizar a Dedicação desta Igreja, e que seja “uma inter-relação para toda a comunidade, para que seja esta igreja viva, unida na caridade, fortalecida pelo evangelho e pela eucaristia. Santa por esforço de fidelidade a Jesus Cristo. E católica na sua abertura a cidade como um todo pelos erros apostólicos”. Disse o bispo.

Após a homilia, o arcebispo proferiu a prece de Dedicação da igreja e do altar, e foi cantada a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida houve a deposição das relíquias de *Santa Maria Josefa do Coração de Jesus no altar, a unção do altar e das cruzes afixadas nas paredes da Igreja. Depois do rito da unção, colocou-se sobre o altar um braseiro pequeno para queimar o incenso e foi realizada a incensação do altar e das cruzes afixadas nas paredes.

Logo após a incensação ocorreu a ornamentação do altar com toalhas e flores, e iluminação do altar e das velas afixadas nas paredes da Igreja. 

Terminado o Rito da Dedicação a Celebração seguiu-se com o rito da liturgia eucarística e da comunhão.

No final da celebração o pároco Pe Samuel agradeceu a presença do arcebispo e de toda a comunidade e reforçou o convite para que todos participem fielmente das celebrações da comunidade. 

Ao final da missa todos sentiram-se agradecidos de participarem deste belo momento litúrgico que marca a caminhada da paróquia e da comunidade Bom Pastor.

Confira algumas fotos da celebração.
(Serviço de Comunicação Paroquial)

Dom Moacir, Pe Samuel e Pe Marcos, no momento do descerramento da placa de entrada da Igreja.














Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados