MISSA DE SÃO BRÁS.

A paróquia Cristo Ressuscitado celebrou, nesta quarta-feira (3), a tradicional Bênção da Garganta. No dia em que a Igreja Católica celebra a Festa de São Brás, protetor da garganta, os fiéis puderam obtê-la durante a Missa das 19h30min, na igreja Matriz. A celebração foi presidida pelo Pároco Pe. Samuel Matias. 
Quem foi São Brás?
São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. Segundo a tradição católica, Brás era um médico que sempre deu muito valor à parte espiritual. Por conta da dedicação e do cuidado com seus pacientes, teria conseguido muita evidência na comunidade cristã.
Depois de intensa perseguição religiosa, o médico teria se refugiado em um lugar solitário e longínquo. Porém, após ser descoberto e preso, foi duramente torturado e degolado no ano de 316.
Foi exatamente durante suas torturas que surgiu a fama de protetor da garganta. De acordo com o catolicismo, uma mãe desesperada levou a Brás seu filho que estava engasgado com uma espinha de peixe. O menino teria sido curado milagrosamente.
Hoje, São Brás é bastante invocado na cultura popular quando alguém se engasga. Para tanto, existe até a rima “São Brás, São Brás, ajuda este rapaz. São Brás, São Brás, desengasga por trás. São Brás, São Brás, para frente e para trás, No prato tem mais”.
Bênção
O sacerdote traz na mão esquerda duas velas bentas, em forma de cruz, ligeiramente abertas, que são comprimidas de encontro à garganta da pessoa, e pronuncia a bênção:
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A Bênção da Garganta aconteceu no final da Missa.

 
 
 
 
Fotos: Serviço de Comunicação Paroquial

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados