PARÓQUIA REALIZA FORMAÇÃO SOBRE A CF 2017







Aconteceu na noite desta quinta-feira (16/02), às 20h, o encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2017 na paróquia Cristo Ressuscitado. O encontro ocorreu na igreja bom Pastor, no Jardim Zara, e contou com a participação de inúmeros agentes de pastorais e serviços da comunidade. 

A formação foi ministrada pelo Diácono Valter Jaime Silveira, da Equipe Permanente de Campanhas da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

O encontro foi realizado com o objetivo de apresentar os principais pontos da CF 2017 para os agentes de pastorais e serviços da paróquia Cristo Ressuscitado e também para toda a comunidade. A temática definida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB para a Campanha da Fraternidade 2017 é a diversidade dos biomas brasileiros buscando criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho, com o Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).
Valter Jaime destacou que a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum e conscientizar os cristãos na ação pastoral em defesa dos biomas em cada realidade particular de cada paróquia e das regiões do Brasil.
No encontro foram apresentados os biomas do Brasil, são eles:
Amazônia
A Amazônia, maior bioma do Brasil, ocupa 61% do território nacional – formado pelos estados da região norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Rondônia e Tocantins. A Lei n. 1806 de 1953 inseriu neste bioma os estados do Mato Grosso e Maranhão, criando a Amazônia Legal.
Cerrado
O Cerrado é considerado o bioma brasileiro mais antigo. Sua vegetação é encontrada na região Centro-Oeste e também na região oeste de Minas Gerais e das regiões sul do Maranhão e do Piauí. Nesta área vivem 22 milhões de pessoas. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas.
Caatinga
A Caatinga, cujo nome é de origem indígena e significa “mata clara e aberta”, encontra-se envolvida pelo clima semiárido entre a estreita faixa da Mata Atlântica e o Cerrado. É um bioma exclusivamente brasileiro, que abrange territórios de 8 estados do Nordeste e o Norte de Minas Gerais, onde vivem 27 milhões de pessoas.
Mata atlântica
A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 quilômetros quadrados e estendia-se originalmente por 17 estados. Hoje restam 8,5% de remanescentes florestais. Atualmente, somados todos os fragmentos de floresta acima de 3 hectares, temos 12,5% da sua área original.
Pantanal
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. O Pantanal é um bioma praticamente exclusivo do Brasil, pois apenas uma pequena faixa dele adentra outros países (o Paraguai e a Bolívia).
Pampa
O bioma pampa está presente, no Brasil, somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território do Estado. Ele constitui os pampas sul-americanos, que se estendem pelo Uruguai e pela Argentina e, internacionalmente, são classificados de Estepe.
A Campanha da Fraternidade 2017 nos desafia, mais uma vez, a agirmos urgentemente, com empenho e coragem, no sentido de cultivar e guardar a criação. Cultivar e guardar significa cuidar, proteger, ser gerador de vida, vida plena para todos os seres criados.

Cartaz


Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecido há 299 anos. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.


Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados