DOMINGO DE RAMOS ABRE CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA



As celebrações da Semana Santa já começam no próximo domingo. O Domingo de Ramos marca, por excelência, a abertura do mais importante momento litúrgico para a Igreja Católica, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Na Paróquia Cristo Ressuscitado, a programação tem início às 8h do domingo com a Benção de Ramos, na igreja matriz e em seguida haverá a procissão de ramos em direção à Igreja Bom Pastor, no bairro Jardim Zara.
 Procissão de Ramos está marcada para manhã de domingo(Foto arquivo)

No período na noite, às 19h, será a missa a Paixão do Senhor. Na segunda-feira,26/03, às 19h30 haverá a missa da Fraternidade, na igreja matriz. A Terça-feira Santa(27/03), na igreja matriz, acontece a missa com a Meditação das Sete Dores de Maria. Na quarta-feira(28/03), haverá a Missa do Encontro entre Nosso Senhor dos Passos com a nossa Senhora. Este acontecimento é chamado pela igreja católica de “doloroso encontro entre a Mãe e o Filho”.
Na Quinta-feira Santa, dia 29, o ritual do Lava-pés recorda a última ceia do Senhor

Já no dia 29, Quinta-feira Santa, às 19h30, celebra-se a Ceia do Senhor(Lava-pés), ritual litúrgico que recorda a última ceia do Senhor. Na ocasião, o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Logo após a missa acontece a Adoração Eucarística, das 22h às 00h, onde os fiéis se revezam em adoração relembrando as horas de martírio de Jesus pouco antes de ser crucificado.
Adoração a Cruz, acontece na igreja Bom Pastor, às 15h

Na sexta-feira Santa(30/03), das 6h às 12h encerra a Adoração Eucarística e a tarde, às 15h, na igreja Bom Pastor, terá Celebração da Paixão e Adoração a Santa Cruz.
Às 19h, a paróquia organiza a tradicional Procissão da Via Sacra, onde fiéis saem da Igreja Bom Pastor em Direção à igreja matriz, meditando as 15 estações de dor e sofrimento do nosso Senhor Jesus rumo ao calvário. A procissão encerra com a crucificação, morte e sepultamento do Senhor Morto.
Procissão e Via-sacra, na Sexta-feira Santa

Durante o Sábado Santo(31), a igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando a Paixão e Morte, esperando, na oração e no jejum, a Ressurreição. Às 20h desse dia, realiza-se a solenidade da Vigília Pascal. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, a passagem da morte para a vida.
Vigília Pascal

O Domingo de Páscoa (01/04), também chamado de Domingo da Ressurreição, é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Tradicionalmente, a cerimônia será às 10h0 de domingo, na igreja matriz, quando a comunidade celebra o Dia do seu Padroeiro, “Cristo Ressuscitado”, após a missa acontece uma pequena procissão com a imagem do Ressuscitado. À noite, a Missa de Páscoa será celebrada às 19h, também na igreja matriz.
Procissão do Ressuscitado, o Padroeiro da comunidade

Veja abaixo a programação completa



Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados