Na homilia Dom Joviano recordou com ênfase: “Estamos numa festa de família. Estamos numa festa de aniversário, nesta igreja histórica de S. José. Com emoção recordamos a entrada de D. Alberto neste templo, no dia 28 de fevereiro de 1909, por volta das 14 horas. Quando mons. Joaquim Antônio de Siqueira, após ler a bula de nomeação, iniciou o canto do TE DEUM. Coube ao futuro Cardeal Leme (Cônego. Sebastião Leme da Silveira Cintra) prof. Do Seminário de São Paulo a saudação a D. Alberto. Podemos imaginar o júbilo dos que estavam presentes. Somos herdeiros de um passado glorioso.
Louvamos e agradecemos a Deus por estes cem anos de caminhada de instalação da Diocese de Ribeirão Preto. De maneira muito carinhosa homenageamos a Dom Alberto José Gonçalves, nosso primeiro bispo por 36 anos, a quem devemos muito. Na pessoa dele saudamos todos os pastores que serviram nesta Igreja, até o nosso querido D. Arnaldo.” Disse Dom Joviano.
Posse do Bispo Dom Alberto
A Diocese de Ribeirão Preto foi implantada em 1909 com a chegada do bispo paranaense dom Alberto José Gonçalves. A cerimônia de posse teve que ser celebrada na Igreja São José, pois a Catedral Metropolitana de São Sebastião ainda não estava pronta —as obras iniciadas em 1906 só iriam terminar em 1914. No episcopado de dom Alberto foram criados os primeiros colégios católicos da cidade (Auxiliadora, Santa Úrsula e Marista) e o primeiro seminário da região, inaugurado em março de 1945. A Arquidiocese foi criada 50 anos depois. Mesmo para quem não é católico, é fácil reconhecer os nomes dos representantes da igreja que se seguiram a dom Alberto por conta de homenagens em ruas, escolas e bairros. A lista inclui Manuel da Silveira D’Elboux, Luis do Amaral Mousinho (primeiro arcebispo), Agnelo Rossi, Felício César Cunha Vasconcelos, Bernardo José Miele, Romeu Alberti e Arnaldo Ribeiro. Dom Joviano de Lima Junior é o 9° bispo e 7° arcebispo de Ribeirão Preto. (Fonte: Arquidioceserp.org.br)
Fotos: Arquidioceserp.org.br