"Jesus foi tentado por Santanás e os anjos o serviam"
Leituras
Gn 9.8-15 = Aliança de Deus com Noé, salvo das águas do dilúvio
Sl 24 = Verdade e amor são os caminhos do Senhor
1Pd 3,18-22 = O Batismo agora nos salva
Mc 1,12-15 = Foi tentado por Satanás e os anjos o serviam
Cor litúrgica:roxo

Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” Palavra da Salvação.
A tentação de Jesus e o anúncio do Reino
O Evangelho deste I Domingo da Quaresma, apresenta duas partes: as tentações de Jesus e o início de sua evangelização. Inicia dizendo que o Espírito fez com que Jesus fosse para o deserto. Todos os três evangelistas (Mateus, Lucas e Marcos) têm como principal autor desse retiro no deserto o Espírito.
Jesus vai para o deserto. Deserto significa lugar desabitado, solitário, desamparado, abandonado. No sentido bíblico, deserto era terra da aridez, símbolo da privação de chuva e de fertilidade. É o lugar da purificação e da pobreza.
No deserto Jesus ficou 40 dias. Este número recorda os 40 anos do Povo de Deus no deserto.Foram quarenta dias em que Moisés permaneceu no alto do Horeb diante de Deus. para receber as tábuas da lei (Dt 9,9).
Sendo tentado por Satanás, diz o Evangelho. As tentações de Jesus eram para desviá-lo de sua missão messiânica. Convivia com as feras - A frase indica que durante esse tempo Jesus não viu nenhuma pessoa humana. E os anjos o serviam. O evangelho apresenta prova segura da existência dos anjos, não como mensageiros, mas como seres que servem.
Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa-Nova de Deus. O texto faz entender que Jesus estava na Judéia e retornou à Galiléia onde faz a proclamação do Reino, resumida na conversão e fé no Evangelho. "Convertei-vos".
O evangelho, além da fé, exige de cada pessoa o desejo de modificar sua conduta segundo a Boa-Nova.
2. Meditação(Caminho)
O que a Palavra diz para mim? Conversão e fé . Eis o ponto central da Boa-Nova de Jesus. Devo renovar minhas idéias sobre o Reino. O anúncio de Jesus me chama à conversão. O bem-aventurado Alberione sentiu um apelo que transmitiu a toda a Família Paulina: "Vivam em contínua conversão". Agora, num instante de silêncio, verifico em que devo me converter.
3. Oração (Vida)
O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Faço minha oração com a sugestão do bem-aventurado Alberione: Vem Santo Espírito, amor do Pai.. Toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração. Abre-me à coragem da verdade. Dá-me a força para deixar-me tocar e renovar profundamente por Jesus, Palavra do Pai. Amém.
4. Contemplação(Vida/ Missão)
Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? O lema da Campanha da Fraternidade diz que "A paz é fruto da justiça" Meu novo olhar será de paz, rejeitando em mim e em volta de mim toda forma de injustiça.
Fonte: http://www.paulinas.org.br/
Indicações para um percurso futuro
A Quaresma nos convida, como indivíduos e comunidades, a crer no evangelho, isto é, a libertar-nos de todo ídolo e mitologia; a confiar plenamente no Cristo e em sua palavra; a engajar-nos profundamente no caminho por ele indicado, passando pelo sacrifício e a cruz, visando a atingir a libertação da Páscoa. A conversão a Cristo deve exprimir-se em todos os campos e todas as relações, tanto em pequena escala, entre homem e homem, como em grande escala, entre as instituições que governam a sociedade, segundo as indicações da Populorum Progressio. Pensar em conversões rápidas, repentinas, é precisamente não querer mudar nada; é necessário comprometer-se em algo de concreto, dar um passo cada dia, como a Quaresma nos convida a fazer; é preciso cada dia interrogar-se sobre o que se pode fazer, e querer fazê-lo.(mundocatolico.com.br)