MISSA DE CINZAS MARCA O INÍCIO DA QUARESMA.

Os fiéis lotaram o salão paroquial da Paróquia Cristo Ressuscitado, dia 25/02, para a celebração da Missa de quarta-feira de Cinzas, presidida pelo Paróco Padre Marcos Candido. A missa realizada na quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma, período de preparação para a Páscoa, no qual os fiéis praticam penitência.
Para o Paróco, o dia de cinzas é um convite à conversão e é também um momento em que as pessoas podem ter comunhão com Deus e com os irmãos. “A conversão não é uma mudança exterior. Antes de tudo, o fundamento de uma conversão sincera é a mudança do coração. É uma transformação que se dá no interior do homem”. Relatou o padre.

As "práticas penitenciais" sugeridas pelo Papa Bento XVI para este tempo de quaresma são: “jejum, esmola e oração”.
Padre Marcos disse que a oração e o jejum ganham um novo sentido neste período que antecede à Páscoa e convocou os fiéis a intensificarem tais práticas.

O jejum “é quando eu me despojo daquelas coisas do alimento que é tão importante na minha vida. E o despojamento do alimento ainda que seja momentâneo me ajuda a reconhecer que nem só de pão o homem vive. Mas, antes de tudo ele vive da vontade de Deus”.
A esmola “é minha atenção às necessidades dos outros. É eu saber partilhar e socorrer os mais necessitados”. A oração “é essa abertura do meu coração. É o reconhecimento de que minha vida encontra sua razão de ser nessa relação com Deus. É a minha comunicação com Deus. E Deus responde por meio da graça que concede à nossa vida”. Explicou Padre Marcos.

Um dos momentos mais marcantes para os católicos que participam da Missa de quarta-feiras de cinzas, é a hora que as próprias Cinzas são colocadas em forma de cruz na testa dos fiéis, um sinal de penitência para os próximos 40 dias.

Padre Marcos explicou que a marca na testa é para lembrar aos homens que estes são apenas criaturas de Deus, formadas a partir do pó e que ao pó retornarão.
Na ocasião, também foi celebrada a abertura da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem o tema: ‘A Fraternidade e a Segurança Pública’ e o lema ‘A paz é fruto da Justiça’.
PS:Que Maria, atenta ouvinte da Palavra e serva do Senhor, nos ajude a viver este tempo e a celebrar com alegria a Páscoa. Amem.

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados