LITURGIA DOMINICAL – 30/05/10 – “DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDRADE”
Leituras
Pr 8,22-31 = Antes que a terra fosse feita, a sabedoria já tinha sido concebida
Sl 8 = Ó Senhor nosso Deus, como é grande o vosso nome
Rm 5,1-5 = A Deus, por Cristo, na caridade difundida pelo Espírito
Jo 16,12-15 = Tudo que o Pai possui é meu. O Espírito vo-lo anunciará
João 16, 12-15 Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. 13 Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. 14 Ele vai ficar sabendo o que tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. 15 Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
No domingo após Pentecostes a liturgia da Igreja nos apresenta a Solenidade da Santíssima Trindade. Numa única festa contemplamos o Mistério de Deus Uno e Único em três pessoas divinas diferentes.
A palavra chave é justamente "mistério", dado que nossa inteligência, nossa razão, não consegue "entender" esta profunda revelação de Deus. Pela fé e a partir dela, também ajudados pela catequese e pela teologia, nos aproximamos deste mistério captando algum de seus aspectos, porém não a totalidade. Sempre haverá algo a ser descoberto, que não pode ser explicado a partir de categorias racionais. Por isso, a atividade básica diante da Santíssima Trindade será sempre a da contemplação. Portanto hoje, mais do que nunca, contemplemos o mistério de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus em três Pessoas Divinas.
Neste ano nos é apresentado um texto bíblico bastante curto, tomado do capítulo 12 do evangelho segundo São João. Jesus é consciente de que seus discípulos não podem entender, nem com a mente, nem com o coração a densidade dos ensinamentos ministrados.
Por isso, situa neste contexto, o envio do Espírito que vai guiar os crentes a verdade ensinada pelo Senhor. O Espírito não traz um ensinamento novo, mas quer recordar, da parte de Deus, o que o Filho ensinou.
Nos versículos finais do relato se seguirá refletindo sobre o Pai, o Filho e o Espírito.
Sem fazer uma "profissão formal" sobre o Mistério da Santíssima Trindade, este texto nos presenteia os elementos essenciais para seguir aprofundando este Mistério central de nossa fé.
Saiba que: o Catecismo da Igreja Católica sintetiza no número 234 os elementos essenciais da doutrina trinitária. Diz assim: O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. E, pois, a fonte de todos os outros mistérios da fé; é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na hierarquia das verdades de fé. Toda a história da salvação não é outra coisa que a história do caminho e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo os homens, separados pelo pecado e se une a eles.