PARÓQUIAS SE UNEM PARA A FESTA DE CORPUS CHRISTI

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele, diz o Senhor". (Jo 6,57)


No dia 03, quinta-feira, a Igreja Católica de todo o mundo comemora o dia de Corpus Christi. Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, as paróquias já preparam missas, procissões e Benção do Santíssimo Sacramento.

Neste ano, as paróquias da Forania Santo Antonio se unem numa única Celebração litúrgica. A celebração será às 08h30, na Igreja Santo Antonio de Pádua, situado a Rua Paraíba, 747 nos Campos Elíseos.

Todos são convidados a louvar o Senhor que se faz Pão para nos alimentar e para que o adoremos.

O Padre Samuel Matias, pároco da Paróquia Cristo Ressuscitado, pertencente da forania Santo Antonio, informou que neste dia não haverá celebração na comunidade.

O significado de Corpus Christi

A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
Durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.

Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.

Tapetes confeccionados pelos fiéis da Cristo Ressuscitado em 2009

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados