A campanha de vacinação contra a poliomielite será realizada neste sábado em todo Brasil. A meta, em Ribeirão Preto, é imunizar contra a pólio e aplicar a segunda dose da vacina contra a H1N1 em 36,5 mil crianças menores de 5 anos.
Estão escalados para o trabalho 500 funcionários da saúde, que atenderão das 8h às 17h em 98 postos de vacinação (veja a lista aqui). Entre os locais estão as Unidades Básicas e Distritais de Saúde, supermercados, shoppings centers, escolas, uma unidade volante que fará a vacinação nas crianças do acampamento do MST e do MLST e outra que atenderá as crianças no calçadão, no centro da cidade.
As equipes de vacinação também irão aplicar a vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) em crianças entre 6 meses e menores de 5 anos.
A Campanha Nacional de Multivacinação será aberta oficialmente na Unidade Básica de Saúde do Marinceck, às 8h, com a presença da prefeita Dárcy Vera e do secretário de Saúde, Stênio Miranda.
A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar 2,9 milhões em todo o Estado. O número corresponde a 95% dos 3,05 milhões de paulistas nesta faixa etária.
Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
Desde 1988, o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.
Fonte: eptv.com
Fonte: eptv.com