PASTORAL PRESBITERAL AVALIA ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA-PASTORAL DO CLERO


Os padres e diáconos que integram o Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, se reuniram de 27 a 29 de maio, na Casa Dom Luís, em Brodowski, em unidade com o seu pastor, dom Moacir Silva, para a Atualização Teológico-Pastoral do Clero, que teve como tema: “Em busca da Colegialidade: rumo a 14º Assembleia Arquidiocesana de Pastoral”, o que deverá orientar e conduzir na preparação da Assembleia em 2015.

Na manhã da terça-feira, 27, iniciamos o encontro com a Oração de Abertura na Capela, onde tivemos a oportunidade de refletir o texto da homilia de Dom Moacir, da missa crismal, da quinta-feira Santa, 17 de abril, na Catedral com a presença do Clero. A homilia ressalta aspectos importantes sobre a colegialidade enquanto presbitério e identificação com Cristo Sacerdote: “Sacerdotes do Senhor, chamados ministros de nosso Deus!... Somos Dele e de mais ninguém.” Palavras que nos fizeram recordar o dia de nossa ordenação, que deve motivar o presbítero a renovar sua aliança com o Cristo Sacerdote.

Partimos das necessidades imediatas do presbitério, em reunião por grupos de Forania destacamos dúvidas a serem orientadas pelo arcebispo na atualização. Num segundo momento os Vigários Forâneos se reuniram com o arcebispo, para apresentar o que cada forania destacou ser necessário orientar. À tarde, em grupos de Forania, refletimos o texto: “A Alegria do Evangelho e sua incidência em nossa Igreja”, de padre Mário França Miranda. No final da tarde tivemos no plenário a Palavra aberta aos padres e diáconos para comentários sobre as impressões do texto e implicações na vida arquidiocesana. Encerramos os trabalhos do primeiro dia com a Celebração da Eucaristia.

Na quarta-feira, 28, após a Oração da Manhã, iniciamos os trabalhos com a Palavra do Arcebispo, apresentando suas considerações sobre os temas destacados nos grupos de Forania, com espaço aberto para considerações do clero. À tarde, conversamos sobre liturgia a partir do texto: “Graça e Arte de Presidir”, da Comissão para a Liturgia da CNBB. O texto foi apresentado pelo padre Antonio Élcio de Souza (Pitico), e em seguida, dom Moacir abordou e esclareceu as questões de Liturgia, levantadas pelos grupos de trabalho das foranias, e novamente tivemos o momento da “Palavra Aberta ao Clero”, onde o microfone ficou à disposição do clero para impressões e considerações a respeito da liturgia. Depois do plenário, seguimos para a Capela para a Celebração da Eucaristia, e à noite, o momento de convivência com a Confraternização do Clero.

Na quinta-feira, 29, após a Oração da Manhã, tivemos a Palavra do Arcebispo que nos apresentou o esboço do documento nº 100 da CNBB: “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, com destaque à conversão pastoral da paróquia. Na sequência nos reunimos em grupos por Foranias para as indicações a serem abordadas na preparação da 14ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese. Ao término dos grupos, nos reunimos no plenário para os comunicados pastorais. Encerramos a Atualização com a homenagem ao cônego João Rípoli, por ocasião de seu Jubileu de Ouro Sacerdotal e almoço festivo.

Pastoral Presbiteral

Considerando uma das prioridades abordadas na Assembleia Arquidiocesana de 2004, sobre a Pastoral Presbiteral, o Representante dos Presbíteros padre Samuel Matias apresentou ao Clero, na manhã da quarta-feira, 28, a Equipe de Pastoral Presbiteral que buscará animar a vida e ministério do presbitério da Arquidiocese. A Equipe é formada pelo arcebispo e um padre de cada forania. Os padres que compõe a Equipe são: Samuel Matias, Representante dos Presbíteros e da Forania Santo Antonio; Alessandro Daniel Tenan, Forania São Sebastião; Sérgio Galina, FDCC, Forania Santa Maria Goretti; Erickson dos Santos, Forania Bom Jesus da Lapa; Mateus Zagato, Forania Cristo Operário; Edgard Sebastião Rosse, Forania Santo Antônio Maria Claret; Deolindo Sichinelle Neto, Forania Nossa Senhora Aparecida; Hélio Tadeu da Silva, Forania São José; Círio Alessandro Jacinto, Forania Bom Jesus da Cana Verde; e Nivaldo Aparecido Gil, Forania São Bento.

O objetivo da pastoral presbiteral arquidiocesana é despertar a colegialidade no presbitério e incentivar a fraternidade presbiteral, procurando valorizar as datas especiais da vida do presbítero, promover encontros de padres por tempo de ordenação, na busca de criar consciência de presbitério.

O próximo passo da equipe de Pastoral Presbiteral será a reunião com o arcebispo para traçar objetivos e programação para a atuação da equipe no clero da arquidiocese.

Convido as Comunidades de nossa arquidiocese a rezar pelo nosso presbitério, para que vivamos com alegria nosso ministério e tenhamos os olhos fixos no Cristo, Bom Pastor.

Padre Samuel Matias

Representante dos Presbíteros

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados