IGREJA LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015.


Passado o carnaval, que acabou oficialmente ontem (17), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje a Campanha da Fraternidade 2015. O tema deste ano será “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”.

Segundo a CNBB, a campanha da fraternidade 2015 buscará recordar a vocação e a missão dos cristão e das comunidades de fé a partir do diálogo e colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. Quem presidiu a cerimônia oficial de anúncio da Campanha da Fraternidade 2015 foi o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.
A CF 2015 começa hoje (18) e acaba só na Sexta-Feira Santa, dia 3 de abril.

Arquidiocese Ribeirão Preto

Na manhã da Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro de 2015, às 9 horas, na residência arquiepiscopal, o Arcebispo Dom Moacir, juntamente com Coordenador da Equipe de Campanhas padre André Luiz Massaro, em coletiva de imprensa, oficializou a abertura da Campanha da Fraternidade 2015 na Arquidiocese de Ribeirão Preto.

O arcebispo dom Moacir Silva saudou e acolheu os meios de comunicação presentes, e fez uma breve apresentação dos objetivos e da preocupação da Igreja no Brasil com o tema da CF-2015: “Minha primeira palavra é de gratidão à presença da imprensa neste encontro para falar sobre a Campanha da Fraternidade. Desde 1964, a Igreja no Brasil vive no tempo da quaresma como momento forte a Campanha da Fraternidade, e é uma grande contribuição da Igreja não só para a sua obra evangelizadora nos trabalhos pastorais, mas também uma colaboração com a sociedade brasileira, daí o tema da campanha neste ano ‘Igreja e Sociedade’, o diálogo entre a Igreja e a Sociedade. Essa campanha está dentro também das comemorações dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II”, destacou dom Moacir.

A respeito da colaboração, do diálogo e aprofundamento das relações entre a Igreja e a Sociedade, dom Moacir explicou que esta deve ter como fio condutor o Evangelho, e ser refletida prioritariamente sob a luz da Palavra de Deus, que é a grande orientação da Igreja, e estar atenta aquilo que o Concílio Vaticano II apresentou na Constituição Gaudium et Spes, e ainda nos documentos que vieram a partir desta constituição. A Igreja quer ser um serviço ao povo brasileiro ajudando na reflexão e na edificação do Reino de Deus. “O objetivo é mostrar que os valores do Reino apresentados por Jesus são humanizantes, então não é uma questão simplesmente religiosa, o Reino de Deus têm elementos, conteúdos, valores, que valem para toda a sociedade e humanidade. Então a campanha deste ano quer ajudar os fiéis no Brasil a aprofundar este diálogo e colaboração entre Igreja e a Sociedade”, esclareceu o arcebispo.

O arcebispo citou ainda três critérios que orientam o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade brasileira: a dignidade humana, o bem comum e a justiça social, e conclamou os fiéis da arquidiocese a viverem com empenho e compromisso o tema da Campanha da Fraternidade. “Espero que em comunhão com toda a Igreja no Brasil, que hoje inaugura a Campanha da Fraternidade 2015, que a nossa arquidiocese viva intensamente, neste tempo quaresmal, e depois ao longo do ano, os apelos dessa campanha, e assim também a nossa arquidiocese colabore no diálogo com a sociedade para ajudar a sociedade ser um pouco melhor, e viver de acordo com o sonho de Deus, com o projeto de Deus para a humanidade”, concluiu dom Moacir.

Fonte: Arquidioceserp.org.br

Padre André Luiz Massaro e Dom Moacir.

 Arcebispo Dom Moacir. (no fundo o cartaz da CF2015)
Fotos: Arquidioceserp.org.br

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados