MISSA DE CINZAS DÁ INÍCIO AO TEMPO QUARESMAL NA COMUNIDADE.


Centenas de fiéis lotaram o Salão-Capela da Igreja Matriz Cristo Ressuscitado nesta quarta – feira (10), às 19h30, para a tradicional Missa de Cinzas, presidida pelo Pároco Pe Samuel Matias. A missa de cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

O Padre explicou que a Quaresma deve ser destinada à reflexão e preparação para a Páscoa, data mais importante para a Igreja. Neste período são aconselhados aos fiéis a oração, o jejum e a prática da caridade.

A liturgia de hoje nos faz refletir que o verdadeiro espírito de conversão quaresmal é aquele de quem não busca simplesmente dar uma satisfação de sua vida a outras pessoas para conseguir a sua aprovação e passar assim por um bom religioso, mas sim aquele que encontra a sua motivação no relacionamento com Deus e busca superar as suas imaturidades, suas fraquezas, sua maldade e seu pecado para ter uma vida mais digna da vocação à santidade que é conferida a todas as pessoas com a graça batismal, e busca fazer o bem porque é capaz de ver nas outras pessoas um templo vivo do Altíssimo e servem ao próprio Deus na pessoa do irmão ou da irmã que se encontram feridos na sua dignidade.essoas com a graça batismal, e busca fazer o bem porque é capaz de ver nas outras pessoas um templo vivo do Altíssimo e servem ao próprio Deus na pessoa do irmão ou da irmã que se encontram feridos na sua dignidade

Logo após a homilia, o Pe Samuel abençoou as cinzas que foram impostas em forma de cruz na fronte dos fiéis. As cinzas usadas são resultado da queima de ramos abençoados no Domingo da Paixão do Senhor, no ano anterior. A tradição das cinzas tem várias explicações. Segundo uma delas, os mortais vêm do pó e a ele retornam, em sinal de humildade. E com a imposição das cinzas, o cristão começa a se preparar para viver o Mistério Pascal: a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Campanha da Fraternidade 2016

No início da celebração foi exposto no altar o Banner/Cartaz da Campanha da Fraternidade de 2016, que teve início hoje em todo o Brasil. Neste ano tem como tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Esta Campanha tem como objetivo geral: “Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum” (Texto-base – TB, p. 11).

Na arquidiocese de Ribeirão Preto, a CF de 2016 foi lançada na manhã desta quarta-feira, pelo arcebispo Dom Moacir Silva. (Veja o vídeo da entrevista do Arcebispo quando do lançamento da CF.2016).

Veja algumas fotos da celebração:
 SCP - Serviço de Comunicação Paroquial
Veja mais fotos na nossa fan page: 

Spread The Love, Share Our Article

Posts Relacionados